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DesignForFuture
DesignForFuture é uma plataforma de intercâmbio de informação e actualização de conhecimento para designers, parceiros e empresas interessados no
desenvolvimento sustentável.
DesignForFuture tem como função original criar relação entre projectos de design cujo processo contempla os aspectos ambientais e sociais em todos os estágios do
seu desenvolvimento.
DesignForFuture pretende contribuir, com intervenção intelectual, para uma melhor compreensão e exploração do conceito de ecoeficiência, sugerindo exemplos de sintonia entre desempenho do projecto, eficiência dos recursos e respeito pela
natureza.
O objectivo final desta plataforma é esclarecer e contribuir para a discussão e desenvolvimento do pensamento sustentável explicando, ao mesmo tempo, a importância do design na evolução positiva da economia ambiental.
José Adrião
Vigas, 2006
O projecto da área de estadia na zona envolvente à ponte em ruína da ribeira de Santa Clara-a-Velha baseou-se em duas premissas que regularam a proposta: a verba disponível de 10 mil euros para a sua execução e a escassa mão-de-obra existente no local. A proposta consistiu na encomenda e entrega no local de 5 perfis HEB 400 de 6 metros de comprimento e na sua colocação, com a ajuda de uma grua, em cinco pontos previamente definidos no terreno existente. Três destas vigas tornaram-se bancos e as outras duas permitem o atravessamento para as duas ilhotas e possibilitam a chegada a um ponto no meio da ribeira e a visualização desde nascente de toda a ponte em ruína.
Da memória descritiva do projecto.
Joao Felino
Doubed, 2006
Hugo Silva
design food
press conference > ??? 3.00pm
opening > saturday ???? 6.00pm
public opening > ????
closing > ?????
Hugo Silva
Tutti-Frutti
Tutti-Frutti; embalagens de Tetra Pak, dim. Ø280mmX100mm, Ø 200mmX85, Ø160mmX130mm, Designwise.
Os cestos Tutti-Frutti são produzidos a partir da reciclagem de embalagens Tetra Pak. Recorrem a uma técnica tradicional do artesanato algarvio de cestaria em palma. O material é valorizado através de uma linguagem formal simples, sobressaindo uma mancha de cor que caracteriza cada peça, tornando-a única.
Os cestos TUTTI-FRUTTI são produzidos a partir da reutilização de embalagens de leite e sumo em Tetra Pak das quais nos desfazemos diariamente. A técnica utilizada denomina-se “empreita de palma”, uma técnica tradicional do artesanato algarvio. O nome deve-se ao facto de ser um trabalho com o preço ajustado previamente por tarefa, ou seja, à empreitada.
A palma nasce espontaneamente no Algarve e para que possa ser utilizada tem de ser colhida, seleccionada e seca ao ar. A mais grosseira serve para vassouras e pincéis e a de melhor qualidade é metida num banho de enxofre para clarear sendo facultativo tingir. A base do trabalho desta técnica é a trança, realizada com o entretecer das folhas.
A motivação inicial da empreita surgiu com a necessidade de embalar figos, amêndoas e alfarrobas para transportar até aos mercados. Nas últimas décadas, a colheita de palma foi rareando e procuraram-se alternativas mais económicas e acessíveis nos materiais oriundos da produção industrial.
De acordo com os hábitos culturais da empreita, os cestos Tutti-Frutti mantêm a função de contentor de frutos. O seu destino é agora um lugar na nossa casa e o material utilizado relembra-nos a importância da reciclagem como responsabilidade social que diariamente temos para com a humanidade e o planeta.
O material é valorizado através de uma linguagem formal simples, onde a função original de comunicação das superfícies dos pacotes se torna indefinida. Sobressai assim uma mancha de cor que caracteriza cada peça, tornando-a única.
press conference > 20th november 3.00pm
opening > saturday 20th november 6.00pm
public opening > 22th november
closing > 18 december
SUMO
So Tyred
Esta peça foi desenvolvida a partir de um conceito de reciclagem. Através de pequenas adaptações, uma câmara-de-ar de pneu de automóvel é transformada numa mala de viagem ou mesmo em bolsa de cintura. Ergonómica, como principais características destaca-se a a grande resistencia, flexibilidade e a propriedade impermeável do material. Bastante robusta, a mala é capaz de comportar pesos sem se danificar ou deformar graças ao comportamento elástico da borracha. O seu aspecto descontraido é ideal para o uso quotidiano em situações menos formais.
apresentação à imprensa > 16 de outubro 15.00h
inauguração > sábado 16 de outubro 18.00h
abertura ao público > 18 de outubro
encerramento 19 de novembro
DW 1.0
DESIGNWISE é uma marca que edita objectos e produtos originais criados por designers portugueses. A colecção da DESIGNWISE nao e especializada, nem dedicada a categorias específicas de objectos. Os seus produtos percorrem várias escalas e universos: de materiais, de usos, de preço.
O que une estes objectos aparentemente tão diversos é o facto de contarem uma historia, muitas vezes com um humor inesperado. Tais historias tanto podem ser imaginadas pelo designer, como re-inventadas pelo próprio utilizador quando transporta o objecto para o seu universo pessoal.
DESIGNWISE by experimentadesign.
apresentação à imprensa > 18 de setembro 15.00h
inauguração > sábado 18 de setembro 18.00h
abertura ao público > 20 de setembro
encerramento > 15 de outubro
Naulila Luis
Just Beg
Mala de canetas de feltro, canetas de feltro recicladas, cordão, 330 x 310 mm
Design aliado à reutilização de um material que o quotidiano desvaloriza, numa produção manufacturada que torna cada mala numa peça única. Esta mala, feita de marcadores de feltro reciclados, é produzida no Estabelecimento Prisional de Tires- Unidade Livre de Droga (Lisboa), resultando de um protocolo efectuado entre este estabelecimento e a Experimenta.
Catarina Nunes
Ovo
Inspirada na cerimónia do chá, esta chávena ergonómica pode ser utilizada com as duas mãos. A parede dupla funciona como isolador de temperatura, adequando-se a alimentos sólidos ou líquidos, frios ou quentes. Os dois componentes do Ovo podem também ser usados em separado.
Licenciatura em Design / Tecnologias para a Cerâmica – ESTGAD, Caldas da Rainha. Curso "Ceramic and Glass Design" - University of Central England, Birmingham, Reino Unido, ao abrigo do programa Socrates-Erasmus. No âmbito da sua formação realizou igualmente diversos cursos e workshops ligados a área da ceramica, do vidro e dos têxteis, CENCAL-Caldas da Rainha, CITEX-Porto, IGC International Glass Center-Reino Unido. Em 1999 inicia actividade nas áreas de design de Cerâmica, design Gráfico, ilustração e produção para empresas como Raul da Bernarda, Porcel e Atelier de Design SHOW - Save Hours of Work. Neste momento encontra-se em Tóquio, como bolseira de Monbukagakusho, a concluir o mestrado "Cerâmica Contemporânea" na Tama Art University.
DASEIN
Juice Boobs
Juicy Boobs é um objecto de desejo. Qualquer pessoa devia ter um. Numa só peça possui dois espremedores e o tabuleiro onde se acumula o sumo. Aos seus contornos sensuais acresce uma evidente eficácia na arte de extrair sumo. Basta inclinar e o sumo escorre suavemente até ao copo.
Dasein surge em 2001 como um projecto de Hugo Leão, Tiago Fonseca, Samuel Abecasis e Vasco Ferraz, alunos do curso de Design de Equipamento da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Desde então, Dasein tem tido como objectivo a participação em concursos incorporando nos projectos uma vertente tanto profissional como experimental. Em 2004, Dasein (colectivo actualmente constituído por Catarina Pestana designer de comunicação e pelos designers de equipamento Hugo Leão, Samuel Abecasis e Vasco Ferraz) surge finalmente como estúdio, desenvolvendo projectos de design industrial e de comunicação.
Carina Martina
Mangas
Entre o abafador e a roupa de boneca, as Mangas aludem a usos perdidos no mundo adulto de hoje. Com espírito lúdico ajudam a renovar a imagem dos objectos tradicionais através de novas roupagens. Os mais exigentes reconhecem-nas também pelo isolamento térmico dos líquidos guardados.
Licenciatura no curso Design: ramo Tecnologias para a Cerâmica, na Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design (ESTGAD), das Caldas da Rainha. Actualmente é Desenhadora de Execução / Projectista na empresa OPTIESPAÇO – Optimização de Espaços, Lda. Entre 2002 e 2003 fez Consultoria e apoio às vendas na empresa Boconcept.
Isabel Machado + Filipe Pinto
Couple
Lençol de casal com escala impressa, 100% algodão, 1 Lençol 220 x 280 cm [impresso], 1 Lençol capa 180 x 220 cm, 2 Fronhas 50 x 65 cm
Couple pode ser um jogo ou uma forma de vigilância. A escala está orientada para quem está deitado. A numeração cresce do meio para os limites e das cores quentes para as cores frias. Cada um sabe quanto lençol pode puxar e qual a distância que se cria entre o casal.
Vencedor do concurso Designwise da Experimentadesign com a peça Couple criada com Isabel Machado.
Isabel Machado estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Artes Visuais na Escola Maumaus. Trabalha como designer free lancer. Fundou com Christine Reeh a empresa Asterisk Produções, AEIE com o objectivo de desenvolver projectos artísticos; criar, publicar, divulgar e promover espaços e eventos culturais; realizar e produzir filmes, videos e produtos multimedia.
Fernndo Brízio
Invisible Landscape
Invisible Landscape, quadro medidor de humidade, acrílico e tela hidro-sensível, inclui escala cromática de referência, 320 x 230 x 45 mm
Uma revisita de autor a uma tipologia muito tradicional. Remetendo ironicamente para a pintura, em concreto para o género paisagem, este quadro muda de cor com a variação dos níveis de humidade no ar. Invisible landscape permite um registo visual de um fenómeno não perceptível ao olhar humano.
Miguel Vieira Baptista
In&Out
In & Out tira partido de uma folha de plástico bidimensional, transformando-a num objecto de três dimensões. A sua função primeira é atribuir um valor preciso às coisas que passam por nós. No escritório, como no universo doméstico, é também memorando ou sítio de recados.
Curso de Design Industrial do IADE, 1990. Pós-Graduação em Product Design pela Glasgow School of Art, 1993. Inicia em 1994 actividade nas áreas de design de Produto e de Interiores para empresas como a Atlantis, Authentics (Alemanha), Asplund (Suécia), ICEP, Loja da Atalaia, e Vista Alegre. Em 2001 comissaria e concebe o projecto da exposição Dieter Rams Haus para a ExperimentaDesign e Centro Cultural de Belém. Desde 2002 que tem vindo a projectar os interiores das edições da ModaLisboa. Em 2003 projecta o camião itinerante Voyager03 para a ExperimentaDesign. Lecciona no curso de Design Industrial da ESAD das Caldas da Rainha.
Fernando Brízio
Nível
Nivel, prateleira com bolha de nível, acrílico colorido, 640 x 215 x 195 mm
Nível é uma prateleira e simultâneamente um instrumento de medição da horizontalidade, o que é muito útil quando se efectua a sua fixação na parede. Relacionada com a obsessão das pessoas pelo equilíbrio e pelas coisas direitas, esta prateleira celebra a invisibilidade de muitos conceitos que nos acompanham no dia-a-dia.
Fernando Brízio tem vindo a desenvolver, desde 1999, projectos de design de produto, cenografia e exposições, para Authentics, Details; Protodesign, Atlantis, M Glass, Droog Design, Experimentadesign, Coreógrafo Rui Horta, Modalisboa, DIM-Die Imaginäre Manufaktur, Intramurus, Fabrica/Benetton.
É professor do curso de Design Industrial na ESTGAD, Caldas da Rainha e professor visitante na ECAL / University of Art and Design- Lausanne.
Henrique Ralheta + Miguel Flor
Re-Pocket
Cadeira de descanso, Metal e desperdício de algodão, 700 x 1000 x 1000 mm
Re-pocket é uma cadeira marsupial, estofada a desperdício de algodão. Guarda lateralmente uma espécie de bolso que, numa noite de Inverno, pode ser puxado para fora e funcionar como cobertor. No seio deste objecto híbrido o utilizador é envolvido num conforto uterino e inusitado.
Produção limitada / venda exclusivamente por encomenda
Osvaldo Borsani
T96, 1976
Bruce Chadwick
Aeron, 1999
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