cultura material contemporânea e arte 
 contemporary material culture and art 

 

 DesignForFuture 
  

 

DesignForFuture é uma plataforma de intercâmbio de informação e actualização de conhecimento para designers, parceiros e empresas interessados no
desenvolvimento sustentável.
DesignForFuture tem como função original criar relação entre projectos de design cujo processo contempla os aspectos ambientais e sociais em todos os estágios do
seu desenvolvimento.
DesignForFuture pretende contribuir, com intervenção intelectual, para uma melhor compreensão e exploração do conceito de ecoeficiência, sugerindo exemplos de sintonia entre desempenho do projecto, eficiência dos recursos e respeito pela
natureza.
O objectivo final desta plataforma é esclarecer e contribuir para a discussão e desenvolvimento do pensamento sustentável explicando, ao mesmo tempo, a importância do design na evolução positiva da economia ambiental.

Conceito
Albio Nascimento
Kathi Stertzig

Coordenação
Pedro Franco

DESIGNFORFUTURE.org 

 

 José Adrião 
 Vigas, 2006 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O projecto da área de estadia na zona envolvente à ponte em ruína da ribeira de Santa Clara-a-Velha baseou-se em duas premissas que regularam a proposta: a verba disponível de 10 mil euros para a sua execução e a escassa mão-de-obra existente no local. A proposta consistiu na encomenda e entrega no local de 5 perfis HEB 400 de 6 metros de comprimento e na sua colocação, com a ajuda de uma grua, em cinco pontos previamente definidos no terreno existente. Três destas vigas tornaram-se bancos e as outras duas permitem o atravessamento para as duas ilhotas e possibilitam a chegada a um ponto no meio da ribeira e a visualização desde nascente de toda a ponte em ruína.

Da memória descritiva do projecto.

+ info joseadriao.com 

 

 Joao Felino 
 Doubed, 2006 

 

 

 Hugo Silva 
 design food 

 

 press conference > ??? 3.00pm 
 opening > saturday ???? 6.00pm 

 public opening > ????  
 closing > ?????  

 

 Hugo Silva 
 Tutti-Frutti 

Tutti-Frutti; embalagens de Tetra Pak, dim. Ø280mmX100mm, Ø 200mmX85, Ø160mmX130mm, Designwise.

Os cestos Tutti-Frutti são produzidos a partir da reciclagem de embalagens Tetra Pak. Recorrem a uma técnica tradicional do artesanato algarvio de cestaria em palma. O material é valorizado através de uma linguagem formal simples, sobressaindo uma mancha de cor que caracteriza cada peça, tornando-a única.

Os cestos TUTTI-FRUTTI são produzidos a partir da reutilização de embalagens de leite e sumo em Tetra Pak das quais nos desfazemos diariamente. A técnica utilizada denomina-se “empreita de palma”, uma técnica tradicional do artesanato algarvio. O nome deve-se ao facto de ser um trabalho com o preço ajustado previamente por tarefa, ou seja, à empreitada.

A palma nasce espontaneamente no Algarve e para que possa ser utilizada tem de ser colhida, seleccionada e seca ao ar. A mais grosseira serve para vassouras e pincéis e a de melhor qualidade é metida num banho de enxofre para clarear sendo facultativo tingir. A base do trabalho desta técnica é a trança, realizada com o entretecer das folhas.

A motivação inicial da empreita surgiu com a necessidade de embalar figos, amêndoas e alfarrobas para transportar até aos mercados. Nas últimas décadas, a colheita de palma foi rareando e procuraram-se alternativas mais económicas e acessíveis nos materiais oriundos da produção industrial.

De acordo com os hábitos culturais da empreita, os cestos Tutti-Frutti mantêm a função de contentor de frutos. O seu destino é agora um lugar na nossa casa e o material utilizado relembra-nos a importância da reciclagem como responsabilidade social que diariamente temos para com a humanidade e o planeta.

O material é valorizado através de uma linguagem formal simples, onde a função original de comunicação das superfícies dos pacotes se torna indefinida. Sobressai assim uma mancha de cor que caracteriza cada peça, tornando-a única.

http://hi-designteam.com

 

 press conference > 20th november 3.00pm 
 opening > saturday 20th november 6.00pm 

 public opening > 22th november 
 closing > 18 december

 

 SUMO 
 So Tyred 

Esta peça foi desenvolvida a partir de um conceito de reciclagem. Através de pequenas adaptações, uma câmara-de-ar de pneu de automóvel é transformada numa mala de viagem ou mesmo em bolsa de cintura. Ergonómica, como principais características destaca-se a a grande resistencia, flexibilidade e a propriedade impermeável do material. Bastante robusta, a mala é capaz de comportar pesos sem se danificar ou deformar graças ao comportamento elástico da borracha. O seu aspecto descontraido é ideal para o uso quotidiano em situações menos formais.

http://enjoysumo.com

 

 apresentação à imprensa > 16 de outubro 15.00h 
 inauguração > sábado 16 de outubro 18.00h 

 abertura ao público > 18 de outubro 
 encerramento 19 de novembro 

 

 DW 1.0 
 

DESIGNWISE é uma marca que edita objectos e produtos originais criados por designers portugueses. A colecção da DESIGNWISE nao e especializada, nem dedicada a categorias específicas de objectos. Os seus produtos percorrem várias escalas e universos: de materiais, de usos, de preço.

O que une estes objectos aparentemente tão diversos é o facto de contarem uma historia, muitas vezes com um humor inesperado. Tais historias tanto podem ser imaginadas pelo designer, como re-inventadas pelo próprio utilizador quando transporta o objecto para o seu universo pessoal.

DESIGNWISE by experimentadesign.

 

 apresentação à imprensa > 18 de setembro 15.00h 
 inauguração > sábado 18 de setembro 18.00h 

 abertura ao público > 20 de setembro 
 encerramento > 15 de outubro 


 apresenta: 

 Naulila Luis 
 Just Beg 

Mala de canetas de feltro, canetas de feltro recicladas, cordão, 330 x 310 mm

Design aliado à reutilização de um material que o quotidiano desvaloriza, numa produção manufacturada que torna cada mala numa peça única. Esta mala, feita de marcadores de feltro reciclados, é produzida no Estabelecimento Prisional de Tires- Unidade Livre de Droga (Lisboa), resultando de um protocolo efectuado entre este estabelecimento e a Experimenta.

 

 Catarina Nunes 
 Ovo 

Inspirada na cerimónia do chá, esta chávena ergonómica pode ser utilizada com as duas mãos. A parede dupla funciona como isolador de temperatura, adequando-se a alimentos sólidos ou líquidos, frios ou quentes. Os dois componentes do Ovo podem também ser usados em separado.

Licenciatura em Design / Tecnologias para a Cerâmica – ESTGAD, Caldas da Rainha. Curso "Ceramic and Glass Design" - University of Central England, Birmingham, Reino Unido, ao abrigo do programa Socrates-Erasmus. No âmbito da sua formação realizou igualmente diversos cursos e workshops ligados a área da ceramica, do vidro e dos têxteis, CENCAL-Caldas da Rainha, CITEX-Porto, IGC International Glass Center-Reino Unido. Em 1999 inicia actividade nas áreas de design de Cerâmica, design Gráfico, ilustração e produção para empresas como Raul da Bernarda, Porcel e Atelier de Design SHOW - Save Hours of Work. Neste momento encontra-se em Tóquio, como bolseira de Monbukagakusho, a concluir o mestrado "Cerâmica Contemporânea" na Tama Art University.

 

 DASEIN 
 Juice Boobs 

Juicy Boobs é um objecto de desejo. Qualquer pessoa devia ter um. Numa só peça possui dois espremedores e o tabuleiro onde se acumula o sumo. Aos seus contornos sensuais acresce uma evidente eficácia na arte de extrair sumo. Basta inclinar e o sumo escorre suavemente até ao copo.

Dasein surge em 2001 como um projecto de Hugo Leão, Tiago Fonseca, Samuel Abecasis e Vasco Ferraz, alunos do curso de Design de Equipamento da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Desde então, Dasein tem tido como objectivo a participação em concursos incorporando nos projectos uma vertente tanto profissional como experimental. Em 2004, Dasein (colectivo actualmente constituído por Catarina Pestana designer de comunicação e pelos designers de equipamento Hugo Leão, Samuel Abecasis e Vasco Ferraz) surge finalmente como estúdio, desenvolvendo projectos de design industrial e de comunicação.

 

 Carina Martina 
 Mangas 

Entre o abafador e a roupa de boneca, as Mangas aludem a usos perdidos no mundo adulto de hoje. Com espírito lúdico ajudam a renovar a imagem dos objectos tradicionais através de novas roupagens. Os mais exigentes reconhecem-nas também pelo isolamento térmico dos líquidos guardados.

Licenciatura no curso Design: ramo Tecnologias para a Cerâmica, na Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design (ESTGAD), das Caldas da Rainha. Actualmente é Desenhadora de Execução / Projectista na empresa OPTIESPAÇO – Optimização de Espaços, Lda. Entre 2002 e 2003 fez Consultoria e apoio às vendas na empresa Boconcept.

 

 Isabel Machado + Filipe Pinto 
 Couple 

Lençol de casal com escala impressa, 100% algodão, 1 Lençol 220 x 280 cm [impresso], 1 Lençol capa 180 x 220 cm, 2 Fronhas 50 x 65 cm

Couple pode ser um jogo ou uma forma de vigilância. A escala está orientada para quem está deitado. A numeração cresce do meio para os limites e das cores quentes para as cores frias. Cada um sabe quanto lençol pode puxar e qual a distância que se cria entre o casal.

Vencedor do concurso Designwise da Experimentadesign com a peça Couple criada com Isabel Machado.

Isabel Machado estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Artes Visuais na Escola Maumaus. Trabalha como designer free lancer. Fundou com Christine Reeh a empresa Asterisk Produções, AEIE com o objectivo de desenvolver projectos artísticos; criar, publicar, divulgar e promover espaços e eventos culturais; realizar e produzir filmes, videos e produtos multimedia.

 

 Fernndo Brízio 
 Invisible Landscape 

Invisible Landscape, quadro medidor de humidade, acrílico e tela hidro-sensível, inclui escala cromática de referência, 320 x 230 x 45 mm

Uma revisita de autor a uma tipologia muito tradicional. Remetendo ironicamente para a pintura, em concreto para o género paisagem, este quadro muda de cor com a variação dos níveis de humidade no ar. Invisible landscape permite um registo visual de um fenómeno não perceptível ao olhar humano.

 

 Miguel Vieira Baptista 
 In&Out 

In & Out tira partido de uma folha de plástico bidimensional, transformando-a num objecto de três dimensões. A sua função primeira é atribuir um valor preciso às coisas que passam por nós. No escritório, como no universo doméstico, é também memorando ou sítio de recados.

Curso de Design Industrial do IADE, 1990. Pós-Graduação em Product Design pela Glasgow School of Art, 1993. Inicia em 1994 actividade nas áreas de design de Produto e de Interiores para empresas como a Atlantis, Authentics (Alemanha), Asplund (Suécia), ICEP, Loja da Atalaia, e Vista Alegre. Em 2001 comissaria e concebe o projecto da exposição Dieter Rams Haus para a ExperimentaDesign e Centro Cultural de Belém. Desde 2002 que tem vindo a projectar os interiores das edições da ModaLisboa. Em 2003 projecta o camião itinerante Voyager03 para a ExperimentaDesign. Lecciona no curso de Design Industrial da ESAD das Caldas da Rainha.

 

 Fernando Brízio 
 Nível 

Parteleira em acrílico com bolha de nível

Nivel, prateleira com bolha de nível, acrílico colorido, 640 x 215 x 195 mm

Nível é uma prateleira e simultâneamente um instrumento de medição da horizontalidade, o que é muito útil quando se efectua a sua fixação na parede. Relacionada com a obsessão das pessoas pelo equilíbrio e pelas coisas direitas, esta prateleira celebra a invisibilidade de muitos conceitos que nos acompanham no dia-a-dia.

Fernando Brízio tem vindo a desenvolver, desde 1999, projectos de design de produto, cenografia e exposições, para Authentics, Details; Protodesign, Atlantis, M Glass, Droog Design, Experimentadesign, Coreógrafo Rui Horta, Modalisboa, DIM-Die Imaginäre Manufaktur, Intramurus, Fabrica/Benetton.

É professor do curso de Design Industrial na ESTGAD, Caldas da Rainha e professor visitante na ECAL / University of Art and Design- Lausanne.

 

 Henrique Ralheta + Miguel Flor 
 Re-Pocket 

Cadeira de descanso, Metal e desperdício de algodão, 700 x 1000 x 1000 mm

Re-pocket é uma cadeira marsupial, estofada a desperdício de algodão. Guarda lateralmente uma espécie de bolso que, numa noite de Inverno, pode ser puxado para fora e funcionar como cobertor. No seio deste objecto híbrido o utilizador é envolvido num conforto uterino e inusitado.

Produção limitada / venda exclusivamente por encomenda

 

 Osvaldo Borsani 
 T96, 1976 

 

 Bruce Chadwick 
 Aeron, 1999 

 + info ou img é favor contactar 
 Jackpresents@gmail.com







 soon moving to new premises to be announced 


 horario 
 segunda a sabado > 14.00-20.00h 
 domingo encerrado 

 entrada livre 
 por marcação 
 +351 962 453596 


 www.jackpresents.com/gallery